Shift Happens...

Saiu no caderno de informática do Globo (nem tento pegar o link porque sei que vou me esquentar com o site do Globo) uma reportagem sobre o seguinte vídeo (não precisa nem do áudio), intitulado Did You Know 4.0, do movimento(?) Shift Happens:

Já tinha visto a versão anterior desse vídeo (Did You Know 2.0) e já tinha achado bizarro... Essa então... Fico embasbacado com a velocidade com que as coisas vêm acontecendo, principalmente nesse campo da informática...

É assustador comparar o número de acessos das 3 redes de tv americanas (com uma marca mantida há mais de 50 anos) e ser estupidamente menor que os acessos de sites sociais que não tem nem 10 anos de vida... Acho engraçado pensar que a maioria dessas "inovações" na web surgem meio que sem propósito definido, as pessoas começam a usar e dar seu próprio uso, significado e importância... Por exemplo, alguém levava fé no Orkut em 2004??? E o Twitter de agora, que até agora ninguém sabe ao certo para que serve, mas já está como um dos meios de comunicação mais eficientes (eficiente != qualidade) e tendo um uso comercial (como o exemplo da Dell)...

E isso sem contar a revolução da Web com conteúdos gerados por usuários e altamente colaborativa... Wikipedia está aí para provar isso, como pode ser visto nessa palestra do TED... A dinâmica das relações sociais hoje está profundamente interligada com algo que há 20 anos atrás nem era considerado fora de uns nichos bem definidos...

Se a evolução de aplicações web me assusta, a de hardware também não fica para trás (se bem que só o hardware já me assusta por conta própria... hahahaha)... A comparação do "o que era do tamanho de um prédio hoje cabe no seu bolso" é algo extremamente assustador/fascinante para mim... E a idéia de ter computadores do tamanho de células sangüíneas (nanotubos de carbono em cloud computing??? hehehehe) é algo impensável para mim, que não consigo nem imaginar o que pode acarretar e as possibilidades que vão se abrir com isso...

Melhor parar com os devaneios por aqui senão esse post não acaba, pois ao mesmo tempo que isso tudo me assusta, me empolgo com as possibilidades inimagináveis que vão se abrindo e fazendo parte do dia-a-dia sem nem nos darmos conta...

5 comentários:

  1. Post muito positivo! Adorei!!!
    Como será a vida em 10 anos? 20 anos? 30 anos?
    hehehehheeh
    Espero estar aqui para ver e para ser chamada pelos meus filhos de "século passado". (e eles terão razão!)
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito bizarro..
    Às vezes sinto saudades de como era a vida qdo ñ tinha tudo isso em tão larga escala... As coisas (informações, videos, músicas..) não eram tão fáceis de se conseguir e a gente valorizava (e aproveitava/digeria melhor) certas coisas, q hj nos são banais. Nosso cérebro nem sempre consegue processar tanta informação, e tão rápido quanto tudo isso nos é jogado. E com a velocidade com que isso tudo tem aumentado, me assusta um pouco pensar em como estará daqui há alguns anos! :P
    (Mas é claro que tb não vejo só o lado ruim, tb me amarro em tecnologia - óbvio! - e vivo imaginando como certas coisas podem ser no futuro, mas que sempre penso no lado assustador da coisa, eu penso.. :P)

    ResponderExcluir
  3. Cara, não faço idéia, mas também espero estar por aqui para conferir... Eu já achei bizarro ao fazer 20 e pensar que já tenho duas décadas de vida... Imagina como será a vida de nossos filhos???

    Sim, coitados deles que terão overdose de informação (assim como acontece com a gente hoje)... Mas acho que a facilidade de acesso a informação na verdade é positivo, o grande problema é a quantidade, que vem crescendo assustadoramente (vide número de uploads no youtube), desacompanhada de qualidade... Isso acho que até vai trazer eventualmente problemas logísticos de armazenamento de dados, afinal, pensando só no youtube, a quantidade de vídeos repetidos é grande... Acho que o Google Wave deve ter sido concebido como uma forma de se controlar isso também...

    A quantidade de info realmente assusta... Mas pensa como isso hoje faz parte da sua vida de uma forma quase que natural??? IMDB, Wikipedia e afins... Quantas vezes se aplica o JFGI??? Imagina viver sem isso??? Eu já não consigo me lembrar como era...

    E, te citando: RT: @marela_: Quero um surrogate pra jogar Left4Dead real! Hahaha!

    ResponderExcluir
  4. Nossos filhos?! Ah, o mundo acaba em 2012.. ahuahuaha
    Mas eu tenho receio, sim, de como será...

    Sim, sim! Problema tá na quantidade, exatamente... Esse lance do armazenamento é um ponto bem lembrado.. Vamos ver o que o Google Wave fará! :P

    JFGI??? o_O
    E viva pro IMDB e Wikipedia!! \o/
    (E vc já é o IMDB ambulante, não precisa dessas coisas..ahuahua)

    ResponderExcluir
  5. Lolz... Será que as previsões que fizeram para mim dos 5 anos vão acontecer antes de 2012???

    Esse lance do armazenamento é resquício do estágio anterior, que o cara defendia que ia faltar átomos para as pessoas...

    JFGI sim... Não procurou no Google??? (e olha a recursão...)

    ahahahahah Sou IMDB nada... Muito ainda para ser cadastrado...

    ResponderExcluir