Vista e seu controle de conta de usuário...

Bom, fui eu instalar o Foxit (um leitor de pdf gratuito) aqui em casa... Blza, instalou sem problemas... Fui abrir um pdf qualquer e o mala do Windows Vista popou aquele diálogo do inferno que deixa a tela cinza, dizendo que "me protegeu" e que "preciso" ter privilégios de administrador... Detalhe >> minha conta já é de administrador... Assim sendo, toda vez que essas janelas aparecem, eu só tenho que apertar "continue"...

O problema foi que, por algum motivo, esse diálogo estava aparecendo toda vez que desse um duplo-clique em um pdf... Caos... Tinha que resolver... Lá fui eu no Google (aquele que tudo sabe e tudo vê) procurar por "windows vista foxit reader user account control"... Lendo algumas fóruns, vi que tinha que desmarcar a opção "run as administrator" das propriedades do executável... Achando que ia ser simples (tolinho eu...), fui no executável, cliquei com o botão direito > propriedades e vi que já estava desmarcado (vide na imagem no fim do post a janela da esquerda)...

Bom, lá fui eu aplicar o método Vinícius® e reinstalei o aplicativo... Após uns xabuzinhos (Vista dizendo que "esse programa não tinha sido instalado corretamente, deseja instalar usando as opcões default?"... NÃO!!! Se me dei ao trabalho de ir configurar as opções, eu NÃO quero as default...) e após umas 2 ou 3 reinstalações, o problema se mantinha....

Encafifado, voltei para a tela do "run as administrator"... Nada me veio à mente, a não ser clicar no grande botão protegido por um escudo... Eis que me abre a janela da direita, IGUAL à da esquerda, exceto pelo "run as administrator" marcado... *d'oh*

Note que a única diferença é o checkbox marcado (claro, tirando o fato de não ter ícone no título da janela, o botão do escudo ter sumido e só ter restado uma aba... Sim, janela com 1 aba... êeee preguiça...)... E, se virem o título da aba, aparentemente "todos os usuários" têm que rodar como administrador... O que me fez refletir se ele considera minha conta como um usuário... affe

Só para constar... O Foxit é um leitor de pdf gratuito e bem mais leve que o Acrobat Reader... Além disso, ele tem umas ferramentas que permitem editar o pdf, sublinhando trechos e colocando anotações... Eu vou testar ele por causa da quantidade de artigos para ler e não querer provocar um desmatamente com isso... Essas features de edição podem ser usadas mas eles colocam uma marca no topo de cada página que vc usar as ferramentas... Para que essas marcas não apareçam, basta instalar uma toolbar... Como a toolbar só se integra ao IE, para mim foi indolor...

3 comentários:

  1. Meu Deus, que interface ruim! Esse Vista me surpreende cada vez mais. Espero que o 7 realmente esteja melhor.

    Quanto aos direitos de administrador, eu ainda acho que instalações sempre deveriam pedir a senha de usuário. Questão de segurança. Claro que não era para ser feito desse jeito aí.

    Só para constar: o Preview é um leitor de arquivos de imagens e PDFs, já vem instalado no sistema (Mac OS X), é muito leve e faz tudo isso aí sem deixar marcas. O plugin para browsers também vem embutido.

    ResponderExcluir
  2. sempre bom saber q os comps naum tem implicancia apenas cmg.. vinny se funcionar eu tb quero.. quem sabe assim consigo ler os artigos q preciso..

    obs: essa pessoa ai em cima eh mto chata msm hein.. q mac o q.. aff, hahahah

    ResponderExcluir
  3. hahahaahahah Só pq é incongruente??? E se me pedirem a senha de usuário, é só dar "ok" também... Não uso senha...

    Olha, li 1 artigo e funcionou... Me pergunta depois, pq certamente vou esquecer...

    Obs.: affe... Vai começar briga de marido e mulher publicamente???

    ResponderExcluir