O Design Nosso do Dia a Dia...

Okay, todo mundo sabe que estou fu de sistema digestivo... Por conta disso, estou tomando diariamente um remédio chamado Pantoprazol (um santo remédio diga-se de passagem, mas esse não é o foco)... Esse remédio é para tomar diariamente por um tempo longo, sendo vendido sempre em múltiplos de 7 por conta disso... Tenho comprado o genérico da Medley, que apresenta uma detalhe bem interessante e incrivelmente simples:
Sim, na parte de trás do remédio tem os dias da semana... Há pouco tempo atrás os círculos eram verde-água que, tomando em jejum ao acordar, era difícil de ler... rs Mudaram recentemente para esse tom de azul, ficando mais legível...

Essa semana, troquei de marca (o farmacêutico disse estar mais barato)... Como a caixinha era menor, pensei "ecologicamente correto"... rs Curioso para ver a embalagem, abri e, para minha decepção, apesar de vir em cartelas de 7, não tinha essa coisa de dias da semana... Fui ver um outro que Mama tinha mandado... Uma versão americana equivalente a esse remédio (omeprazol) e, mais uma vez, nada de dia da semana, mesmo vindo em cartela de 7... Pior que a embalagem é mega giga, sendo possível destacar os comprimidos para tomar individualmente...

Okay, pq do post??? Pq fiquei pensando quantos desses "detalhes" de design fazem com que o produto seja mais agradável de usar ou até mais funcional... Pq, convenhamos, imprimir isso não deve modificar tanto o processo ou torná-lo tão mais caro, porém impactou meu uso (meu TOC não permite eu tomar o do dia errado)... Deve ter tanta coisa por aí que nem percebemos esses "detalhes"... Pelo menos não conscientemente...

5 comentários:

  1. A minha avó cola etiquetas com datas em todas as cartelas dos trocentos remédios dela. Isso ajuda a não esquecer de tomar nenhum ("Eu já tomei o comprimido hoje? Ah, sim, tá aqui.") o que admito ser uma estratégia bem inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Exato... Muito simples e inteligente, mas que deve dar um trabalhão para sua avó... Por que não já vir na embalagem???

    ResponderExcluir
  3. Idéias que ajudam a organizar nossas vidas, I heart you. *satisfied sigh*

    ... confesso, though, que o conceito de começar com um comprimido no meio da cartela me incomoda um pouco. O ideal seria ter uma forma de, independente do dia, começar a cartela na primeira casinha de comprimido. (Sim, TOC.)

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Caraca, TOC em um 2o nível... Já vi um remédio que vinha com uma cartela de 7 adesivos, cada um começando por um dia da semana... Dessa forma vc escolhia qual era o 1o comprimido... Só que os outros 6 se tornavam inúteis...

    Bjoes

    ResponderExcluir
  5. Hmmm. Eis que teríamos um problema... pq as outras cartelas de adesivos viram lixo, acionando o TOC Ambiental! TOC em 3o nível. Praticamente um Inception - The OCD Edition.

    kissão!

    ResponderExcluir