Macarrão Micareta...

Terça, feriado da independência... Um dia para arriscar na cozinha mais uma vez, dando continuidade à meta de aprender a cozinhar... Convoquei Clarissa e Pedrim, que têm meta semelhante à minha, e menino Fabrício... Ao contrário da primeira vez, dessa vez decidimos por uma massa tendo como base uma receita do Renato que levava mussarela de búfala e tomates cereja...

Fomos ao supermercado, mas não encontramos nem mussarela de búfala nem o tomate cereja... Ia colocar "infelizmente", mas na verdade achei até legal porque permitiu a gente arriscar ainda mais... Ao invés de tomate cereja, apelamos para o normal... Só que acabou que achamos o cereja e resolvemos usar os dois... Ao invés da mussarela, queijo minas... E deturpamos a receita ainda mais adicionando um peito de peru também... Para temperar, alho, cebola, manjericão e sálvia (esse último acho que só a Kita conhecia... rs)... Compramos também uma fatia de melancia e gengibre para fazermos um suco... Ah, e queijo parmesão para ralar (sim, achei mais legal do que comprar o já ralado... rs)...

Chegando em casa, divisão de tarefas: equipe de limpeza dos produtos (menino Fabrício), equipe do suco (eu e Kita) e equipe de ralagem (Pedrim)... Admito que achei o máximo usar uma faca grande para cortar a melancia e o fato de ser tão fácil cortá-la, o que gerou n piadinhas relacionando ao Dexter... ¬¬ Pedrim durante boa parte do tempo estava em um estado zen, ralando... Com o suco pronto e no congelador, nova divisão de tarefas: eu passei a cortar os tomates cereja ao meio (fazendo comentários frequentes sobre como é estranho a parte das sementes ser verde), Pedrim ralando o queijo (admito que ao escrever me veio à cabeça a música do É O Tchan dado o componente ♫rala, ralando♫) e Kita separando os outros ingredientes...

Com o avanço dos preparativos, os papéis foram claramente estabelecidos:
  • Kita era a líder, coordenando o grupo já que era a que tinha noção da receita...
  • Menino Fabrício era o que parecia já ter cozinhado mais, dando instruções de como tirar a pele de um tomate, por exemplo...
  • Eu era o empolgado, achando o máximo como é fácil tirar a pele do tomate, por exemplo... rs
  • Pedrim era o zen, que ficou no seu ralador...
Toda nossa destreza e habilidade no preparo do prato resultou em levarmos praticamente o dobro do tempo estimado para preparar o prato... O resultado final do molho foi bem resumido pelo Pedrim, que exclamou "É um molho micareta!!!"... Explico: a base de tomates normais fez com que a consistência se assemelhasse a um molho de tomate (idealmente, o tomate cereja só soltaria uma água) e o queijo minas derreteu quase que instantaneamente, ficando uma grande massa de queijo derretido (a mussarela de búfala deveria manter sua consistência)... A união dos ingredientes realmente não ficou com uma aparência muito boa, sendo um grande blob de coisas misturadas (daí o componente "micareta")...

Mas dar errado faz parte e o lance é ter coragem de arriscar (já dizia a Julia Child)... E lá fui eu com convicção (leia-se: com fome) misturando o molho ao macarrão... Admito que foi um momento de tensão (e de muitos risos) pelo fato de a panela quase não estar dando conta da quantidade de macarrão, quando misturou o molho então ficou arriscado... Apesar de todos os contratempos, o resultado final pode ser visto abaixo:

Para mim, foi um grande sucesso... Ficou realmente gostoso o macarrão... Comi bem mais do que deveria (e, aparentemente, menino Fabrício também, que nem tomou café da manhã no dia seguinte... rs)... rs Para fechar o almoço, servi a torta que tinha feito no dia anterior... E sim, tinha tudo para dar errado... Então senta que lá vem mais história...

Para começar, não achei biscoito maisena de chocolate, então apelei para misturar Toddy (ao invés de chocolate em pó)... Achei que fazer farinha de biscoito no liquidificador (ao invés de no processador de alimentos) tinha que ser feito aos poucos, mas mesmo assim o liquidificador não dava conta e travava... Então era bater um pouquinho, sacudir o copo, bater mais um pouquinho, sacudir, ......... Continuando a massa, não tinha Claybon em casa, então peguei uma Becel que estava na geladeira, coloquei uma xícara na balança e medi a quantidade desejada... Derreti mas quando misturei à farinha de biscoito, achei que ficou seco demais... Fiquei misturando a mão, sem muita confiança, até que chegou um ponto em que dei um basta e coloquei na fôrma...

Mandava deixar no forno por 15 minutos... Mas sabe Deus o que acontece nesses 15 minutos, considerando que não tinha nada lá para ser cozinhado... Sem saber exatamente o que esperar desse tempo no forno, respeitei os 15 minutos seja lá como saísse... Próximo passo era derreter o chocolate... Obviamente não comprei o de cozinha, comprei um Hershey's mesmo... Na prática isso significa que ele não é feito para ser derretido, então estava com medo de derreter no microondas e acabar queimando o chocolate (blasfêmia!!!)... Parti para o banho maria... Incrivelmente não me queimei... Mas estava tenso em deixar esfriar a parada e grudar tudo na panela... Por isso deixei o creme de leite a mão, para misturar logo... Detalhe: o "gelado" do creme de leite foram os 15 minutos que ele passou no congelador... O resultado nem ficou ruim...

Depois era misturar 4 gemas com meia xícara de açúcar e bater até formar um "creme fofo"... Sem saber o que era um "creme fofo" e como gemas poderiam se transformar em um, bati lá e seja o que Deus quiser... Já ficando com fome (ainda teria que preparar o meu almoço), fui bater as 4 claras em neve com meia xícara de açúcar... Como estava com fome e já tinha sacaneado todas as outras etapas da torta, resolvi apressar e não esperei por uma clara em neve firme...

Mas o melhor mesmo foi misturar o chocolate com o "creme fofo" e as claras em neve... Ao invés de ler "misture À mão" eu li "misture COM a mão"... E lá fui eu colocando a mãozona para misturar tudo... O melhor era que eu estava com o Pedro no celular e falando com ele que estava achando muito estranho... Depois disso, geladeira... Eu não estava com a menor fé de que a torta ia se segurar... Achava que ia ficar um creme em cima de uma massa de biscoito... Mas não é que até deu certo??? Não sei se foi a queratina da minha mão ou o conjunto de erros, mas até que ela se segurou:
E, na minha humilde opinião, ficou MUITO gostosa!!!

Para finalizar, para quem reclamou do meu macarrão de segunda (eu realmente não consigo entender o porquê... estava tão bom...), só aviso que podia ser pior...

Tentei usar a nova ortografia... Leia-se: aceitei as sugestões do corretor...

10 comentários:

  1. O macarrão micareta estava muito bom mesmo, e a sua torta de chocolate estava SENSACIONAL.

    ResponderExcluir
  2. Sendo chato... tldr XD
    ps: Aprendi a fazer a sobremesa de morango da mãe do bravo! O que me fez passar mal por comer quase a receita toda em um dia.

    ResponderExcluir
  3. Guardou um pedacinho para os amigos?

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca mais digo que alguma coisa que o Vinícius faz está salgada. Nunca mais ele me trouxe nada que fez...

    ResponderExcluir
  5. Pedrim, acho que a torta foi sorte de principiante... Vamos ver se a 2a fica boa tb... rs

    Pedro, sabia que vc ia falar que era wall of text... Por isso já coloquei na página inicial do blog só os dois primeiros parágrafos... rs Você pegou a receita com a mãe do Bravo no dia do churrasco???

    Jan, mal sobrou torta... No final do dia só sobraram 2 pedaços: um que foi dado para a Elisa e um que foi reservado para meu avô... Sabe Deus como o pedaço reservado sobreviveu a 3 refeições comigo em casa... rs

    Baère, o negócio foi dizer que um DOCE estava SALGADO... hehehe Mas na verdade nunca mais levei nada, muito trabalho ficar levando, separando pedacinhos... E nunca mais te encontrei... Falo para vc marcar almoço e vc nunca marca... =P Só tenho feito doce quando sei que vai algum grupo lá em casa...

    ResponderExcluir
  6. Ha! Nossa aventura gastronômica foi um EPIC WIN! Não sei como conseguimos transformar o blob-molho em algo bonito e gostosão... mas arrasamos! Woot! \o

    E a sua torta ficou divina! (It was de-lightful, it was de-licious, it was de-lovely!) Da próxima vez, pode aposentar a colher-de-pau e manter a técnica de - literalmente - colocar a mão na massa. ;)

    beijos!

    PS: da próxima vez, prometo dosar o gengibre um pouco melhor... ops.

    ResponderExcluir
  7. O señor pode marcar o próximo almoço de segunda. Terça não garanto por causa da aula do Gattass em horário nobre (o horário de almoço é um horário nobre).

    ResponderExcluir
  8. Indeed, Epic Win!!! o/ And thx pela torta... (adorei o paralelo com a música... rs) Bjões

    Ai ai... Sensacional vc jogar para mim a marcação de horário... "¬¬

    ResponderExcluir
  9. E quando vou receber a ligação marcando o horário? Estou es-pe-ran-do!

    ResponderExcluir
  10. Como te mandei por SMS, escolheu justo a semana que troquei de dia...

    ResponderExcluir