Mario Completando 25 Anos...

Okay, acabo de ver no Não Salvo que o Mario completou 25 anos (olha só, nasceu um ano antes de mim!!!)... Já existe um site oficial comemorando com um vídeo que pode ser visto abaixo:

No Não Salvo existe uma lista de 25 coisas que ele aprendeu com o Mario... Tive que discordar de 2, and I quote:
15. Cogumelos castanhos: Ruim.
16. Cogumelos de outras cores: Bom.
Que reescreveria:
Quanto aos cogumelos, só uma correção (afinal existem cogumelos venenosos):
* Cogumelos sem braços ou pernas >> Comestíveis, coma-os por sua conta e risco
* Cogumelos sem braços e com pernas >> Inimigos, mate-os pulando neles
* Cogumelos com braços e pernas >> Amigos, salve a princesa por eles
Bom, cumpri a comemoração jogando um pouquinho de Mario Kart: Double Dash hoje... Tudo bem que só com o Yoshi... /whistle

A quem interessar possa, notei no vídeo que o Mario 2 era bem diferente dos demais... Consultei a Mario Wiki (a.k.a. Pedrim) e ele me explicou:
Bom...
No Japão foi lançado um sequel chamado Super Mario Bros. 2, que era essencialmente o mesmo game só que bem mais difícil.
Há controvérsias sobre qual o motivo pelo qual a Nintendo não quis lançar esse game nos EUA.
Existia um outro game que não tinha nada a ver com Mario chamado Doki Doki Panic, sobre uma família árabe que entra num livro pra salvar o mundo imaginário ali dentro.
A Nintendo decidiu localizar esse game nos EUA mas mudando os sprites dos quatro personagens principais (mãe, pai, filho, e filha) pros quatro personagens que você conhece.
E alguns outros elementos, tipo cogumelos e cascos de tartaruga e etc.
Quando a Nintendo lançou o cartucho Super Mario All-Stars pro Super Nintendo, o Super Mario Bros. 2 japonês foi inculuído sob o nome "Super Mario Bros.: The Lost Levels".
The End.
Ah, e em contrapartida no Japão o cartucho All-Stars inclui a versão americana sob o nome "Super Mario Bros. 2 USA" (se não me engano).

14 comentários:

  1. Double Dash é legal, apesar de ser a "ovelha negra" da família Mario Kart... E tem multiplayer cooperativo! Qualquer coisa fica mais divertida com multiplayer cooperativo.

    Acho engraçado pensar que, provavelmente, Doki Doki Panic teria desaparecido da história se não fosse por esse curioso incidente... Hoje em dia, ele só é lembrado como "aquele jogo que formou a base do Super Mario Bros. 2 americano".

    ResponderExcluir
  2. Bah, pq ovelha negra??? É divertido!!! Até para quem não dirige dar uma porrada em carros alheios é divertido... he he he

    Engraçado... Essa história de reaproveitar jogos me lembrou dos jogos da Turma da Mônica...

    ResponderExcluir
  3. Por que cogumelos castanhos são ruins? Os Goomba nem são cogumelos... Pedrim pode confirmar isso com a definição de Kuribo (e o seu formato no Super Mario World).

    ResponderExcluir
  4. Hã... Na verdade, eu não sei do que o Bruno está falando. Explique-se!

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu sei menos ainda... Para mim, Kuribo é de Yu-Gi-Oh...

    ResponderExcluir
  6. http://www.mariowiki.com/Goomba#Names_in_Other_Languages

    Kuribo -> Chestnut people

    No Super Mario World, para evitar a confusão com cogumelos, eles são redondos.

    Depois de SMW esse design foi abandonado e eles voltaram a ser cogumelos.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus! Quer dizer que Goombas sempre foram castanhas e eu nunca soube?

    ResponderExcluir
  8. Segundo o artigo:
    The original homeland of the Goombas was the Mushroom Kingdom, which they shared with another fungus-based species, the Toads. The two races lived in peace. However, at an unknown point in time, the Goombas betrayed their mushroom brothers, and joined the militaristic Koopa Troop.

    Então acho que sempre foram cogumelos...

    ResponderExcluir
  9. Dá pra confiar nesse artigo? Eu também acho que os Goombas sempre foram cogumelos (verificarei o manual do Super Mario Bros quando voltar pra Resende), chestnut deve ser então por causa da cor castanha.

    Assim como o Kuribo do Yu-Gi-Oh, certo?

    Mas os Goomba do Super Mario World de fato parecem mais castanhas que cogumelos.

    ResponderExcluir
  10. O lance é que sempre pode ser alegado erro da adaptação do Japão para os EUA... Acho que só perguntando ao Miyamoto...

    ResponderExcluir
  11. Ainda considero o Super Mario Bros 3 como o melhor da série, embora tenha me divertido horrores no modo cooperativo do New Super Mario Bros Wii.

    ResponderExcluir
  12. Super Mario Bros 3 foi o único que tive enquanto criança... Admito que ficava tenso com a fase do navio e vários Bullet Bill passando... Mas nunca entendi o lance de power ups infinitos e a flauta... Sempre achei meio roubalheira... Apesar de sempre usar... hehehehe

    ResponderExcluir
  13. Nunca me interessei por video game... nesse post, boiei.

    ResponderExcluir